ESTUDO XVI

PENSAMENTOS PARA CONCLUIR

 

TIConcluding2.jpg (12661 bytes)

 — Nosso dever para a Verdade.
 — Seu Preço.
 — Seu Valor.
 — Seu Proveito.
 

 

StarBlueMtnRockF.jpg (6111 bytes)

“ . . . sobre ti o Senhor virá surgindo, e a Sua glória se verá sobre ti.” Isaías 60:2

     NOS estudos precedentes temos visto que tanto a luz da natureza como a da revelação, demonstram claramente o fato de que um Deus sábio, justo e Todo-Poderoso, é o Criador de todas as coisas, e que Ele é o supremo e legítimo Senhor de todos; que tanto os seres animados como as coisas inanimadas estão sujeitos ao seu poder, e que a Bíblia é a revelação de seu caráter e de seus planos até o grau que Ele se tem comprazido em manifestar-nos.

     Dela temos sido informados de que apesar de predominar agora o mal entre algumas de suas criaturas, apenas existe por um tempo limitado, até certo ponto com permissão sua, e por causa de sábios propósitos que Ele tem em perspectiva. Nós temos percebido também de que apesar de que as trevas cobrem a terra, e a escuridão os povos, no tempo oportuno a luz de Deus dissipará toda obscuridade, e a sua glória encherá toda a terra.

    Temos visto que este grande plano, para alcançar o estado de progresso em que se encontra, tem requerido várias idades, e que ainda é necessária outra idade para sua completação; que durante todas as tenebrosas idades passadas, quando parecia que Deus quase havia esquecido-se de suas criaturas, o plano de sua bênção futura estava sendo levado a efeito silenciosamente mas grandiosamente, ainda quando, com um fim sábio, os mistérios de seu plano foram ocultados aos homens durante essas idades.

O grande plano de Deus tem requerido idades para sua realização — ainda é necessária outra idade para sua completação.

     Também temos visto que o dia que está para amanhecer sobre todos, vem a ser o dia do juízo ou prova para o mundo, e que toda preparação prévia tem sido com o propósito de dar para a humanidade em geral uma oportunidade tão favorável como seja possível, quando individualmente serão submetidos à prova de vida eterna.

     O longo período de seis mil anos tem multiplicado a raça em grande maneira, e suas penas e sofrimentos, sob o domínio do mal, lhes têm proporcionado uma experiência valiosa que poderão utilizar quando serão postos em juízo. Apesar de que para a raça em geral foi lhe permitido sofrer desta maneira durante seis mil anos, entretanto, cada qual tem corrido sua carreira num curto espaço de tempo.

PKForgotten1.jpg (8969 bytes)

Quando parecia que Deus quase havia esquecido-se de suas criaturas, o Seu plano de sua bênção futura estava sendo levado a efeito silenciosamente mas grandiosamente.

     Temos visto que enquanto a raça sofria esta disciplina necessária, no tempo oportuno Deus enviou seu Filho para resgatá-la; e enquanto a grande maioria da humanidade não reconheceu o Redentor em sua humiliação, e não quiseram crer que o Ungido do Senhor houvesse vindo de tal maneira para livrá-la, não obstante, dentre aqueles cujos corações estavam inclinados para Deus e que acreditavam em suas promessas,

     Ele estava escolhendo durante essas idades ou eras passadas, duas classes que hão de receber as honras de seu reino — as honras de tomar parte na execução do plano divino. Temos visto que estas duas companhias escolhidas constituirão as duas fases do Reino de Deus.

     E por meio dos profetas nós nos inteiramos de que este reino em breve será estabelecido sobre a terra; que sob sua sábia e justa administração serão benditas todas as famílias da Terra com uma oportunidade plenamente favorável para que provem ser dignos de vida eterna; que como resultado de sua redenção por meio do precioso sangue de Cristo, será aberta uma estrada, um caminho que se chamará o caminho santo, para que por ela possam ir os resgatados do Senhor (toda a humanidade — Hebreus 2:9); que esta estrada será um caminho público, e, comparativamente, de fácil acesso para todos os que ardentemente desejam revestir-se de pureza e santidade; e por último, que será limpada de todas as pedras de tropeço, e que as ciladas, as seduções e todos os laços serão removidos, e que todos os caminhantes nessa estrada serão abençoados para alcançarem a perfeição e a vida eterna.

ThroneYel.jpg (6797 bytes)

     É evidente que este juízo, ou governo, não começará senão até que Cristo, que tem sido nomeado por Jeová para ser o Juiz ou Governador do mundo, haja vindo a segunda vez — não em estado de humiliação, mas com grande poder e glória; não para redimir novamente o mundo, mas para julgar [governar] o mundo com justiça.

     Ainda quando de antemão possam fazer-se muitos preparativos para isto, a um processo não pode dar-se o começo antes que o juiz esteja presente e a corte em sessão na hora marcada.

     Então o Rei se assentará no trono de sua glória; e diante dele serão reunidas todas as nações; e ele as julgará durante essa idade conforme as suas obras, abrindo diante deles os livros (da Bíblia) e enchendo a terra com o conhecimento de Jeová. Por meio da conduta que observarem sob toda essa graça e ajuda, ele decidirá quais são dignos de vida eterna nas idades de glória e alegria que virão em continuação. — Mateus 25:31; Apocalipse 20:11-13.

Será um grande dia para o mundo, quando a Igreja virá a ser a Noiva.

 

“Não se fará mal nem dano algum em todo o meu santo monte; porque a terra se encherá de conhecimento do Senhor, como as águas cobrem o mar.”
Isaiah 11:9

     Assim, temos visto que a segunda vinda do Messias para estabelecer seu reino sobre a terra é um acontecimento no qual todas as classes da humanidade podem ter esperança; é um sucesso que quando for compreendido claramente, encherá todos os corações de gozo e alegria. Isto é o dia em que “o pequeno rebanho” de santos consagrados ao Senhor terão grande motivo de regozijo.

     É o grande dia em que com grande alegria, a virgem desposada, a Igreja, virá a ser a Noiva, a Esposa do Cordeiro; quando ela, sobe do deserto, e vem encostada ao seu Amado, e irá tomar possessão de sua gloriosa herança.

    É o dia em que a verdadeira Igreja glorificada com seu Cabeça será investida de poder e autoridade divinos, e começará a grandiosa obra em benefício do mundo, cujo resultado será a completa restauração de todas as coisas.

     E também para a pobre humanidade será um dia de regozijo, no qual seu grande adversário será amarrado; quando serão rompidas as ligaduras que por seis mil anos os têm mantido prisioneiros, e quando a terra se encherá do conhecimento do Senhor, como as águas cobrem o mar.

Bird2F.jpg (1560 bytes)

“Ora, quando essas coisas começarem a acontecer, exultai e levantai as vossas cabeças, porque a vossa redenção se aproxima. Luke 21:28

 

wpe720.jpg (2085 bytes)

     O conhecimento destas coisas, e as evidências de que estão muito perto, mesmo às portas, deveria exercer uma influência poderosa sobre todos, especialmente sobre os filhos consagrados de Deus, que buscam o prêmio da natureza divina.

     A estes, enquanto levantam as suas cabeças e se regozijam ao saber que sua redenção se aproxima, admoestamos para que deixem de lado todo embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e que corram com perseverança a carreira que nos está proposta, esquecendo-se de si mesmos e de suas debilidades e imperfeições, sabendo que todas elas por completo estão cobertas com os méritos do resgate dado por Cristo Jesus nosso Senhor, e sabendo que seus sacrificios e atos de abnegação são agradáveis a Deus somente por meio de nosso Senhor e Redentor.

     Recordemos que o poder suficiente que Deus nos tem prometido, e por meio do uso do qual poderemos chegar a ser “vencedores”, está provido em sua palavra. É um poder que se deriva do conhecimento de seu caráter e de seus planos, e das condições sob as quais podemos participar neles. Pedro o expressa dizendo:

“Graça e paz vos sejam multiplicadas no pleno conhecimento de Deus e de Jesus nosso Senhor, visto como o seu poder divino nos tem dado tudo o que diz respeito à vida e à piedade, pelo pleno conhecimento daquele que nos chamou por sua própria glória e virtude; pelas quais ele nos tem dado as suas preciosas e grandíssimas promessas, para que POR ELAS vos torneis participantes da natureza divina”. — 2 Pedro 1:2-4, IBB.


PKGirlHowMuchF.jpg (3222 bytes)

 

Se haveis consagrado ao Senhor todo vosso tempo e todas vossas aptidões, agora a questão é: Quanto lhe ESTAIS DANDO?

     Más para obter este conhecimento e este poder, que Deus está  disposto a proporcionar a todo aquele que corre em busca do prêmio celestial, será posta à prova a sinceridade de nossos votos de consagração.

     Se haveis consagrado ao Senhor todo vosso tempo e todas vossas aptidões, agora a questão é: Quanto lhe estais dando? Ainda quereis de acordo com vosso pacto de consagração, abandonar tudo — vossos planos e métodos, vossas teorias e as teorias de outros — para em troca aceitar o plano de Deus, seu tempo e sua maneira para levar a efeito esta grandiosa obra?

     Quereis fazer isto ainda à custa das amizades terrestres e dos laços sociais? Do tempo que podereis empregar em outros assuntos, quereis dedicar parte para a investigação destes temas gloriosos que tanto alentam o coração dos verdadeiros consagrados, apesar de saber que os custará certas privações?

     Se não haveis consagrado tudo, ou se ao fazê-lo pensastes levar a efeito pela metade, não sentireis prazer para dedicar o tempo e o esforço necessário para diligentemente esquadrinhar sua Palavra como quem busca um tesouro escondido, para assim ganhar o poder indispensável para sobrelevar todas as palavras de fé peculiares no tempo presente (a aurora do Milênio), que superam as de todo outro tempo.

A verdade engendrará em vos tal amor para Deus e para Seu plano que será o tema que absorverá o resto de vossa vida.

     Mas não creais que a oferta terminará com a dedicação do tempo e enegria necessários para este estudo: algo mais é requerido. Será posto à prova a sinceridade de vosso próprio sacrifício, para saber se sois dignos ou indignos de ser membros desse “pequeno rebanho”, a Igreja vencedora, que receberá as honras do reino.

     Se estudiais a Palavra de Deus diligentemente, e se recebeis suas verdades com coração nobre, sincero e consagrado, engendrará em vos tal amor para Deus e para seu plano, e tal desejo de anunciar as boas novas, de proclamar o Evangelho, que será vosso único tema, o tema que absorverá, o resto de vossa vida. E isto, não somente vos separará em espírito do mundo e de muitos cristãos nominais, mas também vos separará deles totalmente.

     Eles pensarão que sois cismáticos e se afastarão de vossa companhia, sereis rejeitados e considerados como loucos por amor de Cristo; porque eles não nos conhecem, assim como tampouco conheceram o Senhor. 2 Coríntios 4:8-10; Lucas 6:22; 1 João 3:1; 1 Coríntios 3:18.

Quereis seguir o Senhor através de boa ou má fama? Quereis abandonar tudo, seguir por onde queira que Ele vos guie?


Avivados com novo zelo e fervor de espírito.

     Quereis seguir conhecendo o Senhor ainda através de boa ou má fama? Quereis abandonar tudo e seguir por onde queira que Ele vos guie com sua Palavra? Deixar de satisfazer os desejos de vossos amigos e vossos próprios anelos? Esperamos que muitos dos consagrados em cujas mãos há de chegar este volume, ao lê-lo se sentirão avivados com novo zelo e fervor de espírito, por meio de uma compreensão mais clara do plano divino, podendo dizer:

“pela graça de Deus, seguiremos conhecendo e servindo o Senhor, sem retroceder diante das coisas que este sacrifício implique”.

     Como os nobres discípulos de Beréia (Atos 17:11), que estes se dediquem com constância a examinar o que foi apresentado nas páginas anteriores. (Fazendo-o no espírito dos discíplos de Beréia; pois este volume não leram, ainda que examinaram o Velho Testamento, do qual muitos dos ensinos estão neste volume.) Que o examinem e provem, não por meio de tradições contraditórias e credos dos homens, mas com o único inequívoco e divino fundamento no qual toda fé deve basear-se — a Palavra do próprio Deus. Com o fim de facilitar tal investigação é que temos citado tantos textos da Bíblia.

O Plano Divino — em perfeita harmonia com o caráter de Deus — é uma demonstração maravilhosa de sabedoria, justiça, amor e poder.

     Será inútil procurar harmonizar o plano divino demonstrado aqui com muitas das idéias previamente sustentadas, e que tinham-se por bíblicas, ainda quando nunca foram provadas como tais. Cada qual observará que o plano divino está completo e em harmonia consigo mesmo em cada uma de suas partes, e que está em perfeito acordo com o caráter que as Escrituras atribuem ao seu grande Autor.

     Isto é uma demonstração maravilhosa de sabedoria, justiça, amor e poder. Leva consigo as evcidências de um desígnio sobrehumano, sobrepujando o poder da inventiva humana, e quase fora do alcance do entendimento humano.

BibleChart.jpg (7213 bytes)

     Não cabe dúvida que surgirão perguntas acerca de certos pontos, em demanda de uma solução de acordo com o plano aqui apresentado. Um cuidadoso estudo da Bíblia solucionará imediatamente muitas destas perguntas, e confiadamente podemos dizer a cada um: Nenhuma pergunta que alguém possa fazer ficará sem uma resposta satisfatória e em completa harmonia com as opiniões que temos apresentado neste livro. Os volumes subseqüentes elaboram as diferentes ramificações deste plano, exibindo a cada passo a harmonia sem par da qual só a verdade pode jactar-se.

     E que isto fique notório, que nenhum outro sistema de teologia pretende ou tem intentado harmonizar consigo mesmo tudo o que a Bíblia nos ensina; no entanto, nada menos que isso pretendemos das opiniões expostas aqui. Esta harmonia, não somente com a Bíblia, mas também com o caráter de Deus e com o sentido comum santificado, sem dúvida alguma haverá atraído a atenção do leitor consciencioso, enchendo-o de admiração ao mesmo tempo que de esperança, e de uma confiança absoluta.

     Certamente que é maravilhoso, mas é precisamente o que deveríamos esperar da VERDADE e do infinitamente sábio e benéfico plano de Deus.

 

 

 

 

 

 

 

PKCandles1.jpg (6565 bytes)

Responsabilidade: Ponde a luz no alto!

 

 

Arvorai a bandeira aos povos!

     E enquanto que a Bíblia está ficando conhecida sob este ponto de vista, e continua pondo em relevo coisas maravilhosas (Salmo 119:18), a luz do dia presente, ao resplandecer sobre os diferentes credos e as tradições dos homens, produz neles um efeito contrário. Até os seus próprios aderentes os reconhecem como deformes e imperfeitos, e portanto, em grande maneira os passam desapercebidos; e apesar que todavia os apoiam, por causa da vergonha que estes credos lhes produzem, muito raramente tratam deles.

     E muitos fazem extensiva essa vergonha até a Bíblia, crendo que suporta os credos e tradições humanas, e que ela sustenta semelhantes deformidades de pensamento como de origem divina. Como conseqüência, vemos a liberdade com a qual vários dos tais chamados pensadores avançados começam a negar certas partes da Bíblia não congêneres com seu ponto de vista.

     Quão surpreendente pois, a providência divina, a qual ao mesmo tempo abre diante de nossos olhos este plano verdadeiramente glorioso e cheio de harmonia — um plano que não rejeita a Bíblia em nenhuma de suas partes, senão que reune todas elas em harmonia perfeita. A verdade, quando a seu tempo, torna-se em sustento para a família da fé, subministrando com o objetivo de que esta possa avançar e crescer. (Mateus 24:25)

     Ao compreender o caráter da verdade, qualquer que entra em contato com esta adquire uma responsabilidade correspondente. Recebe-a bem e obra em conformidade com ela, ou a rejeita e despreza. Passá-la por alto não nos releva da responsabilidade.

     Se a aceitamos, também nós nos pomos sob responsabilidade PARA COM ELA; porque é para TODA a família da fé; e cada um que a recebe, é seu devedor; e se quer ser um servo fiel, deve estendê-la aos demais membros da família de Deus. Resplandeça a vossa luz! Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes são tais trevas! Ponde a luz no alto! Arvorai a bandeira aos povos!

 

 

Para Devolver à Página Original toque en el Mapa

HomeSymbol.jpg (6039 bytes)

Para Enviar E-Mail toque en el Quadro